sexta-feira, 3 de abril de 2015

DIY: Limpando prata com coisas de casa e um pouquinho de química.

Eu uso brincos de prata, são mais baratos do que ouro e não inflamam minha orelha fresca. A única desvantagem é que a prata em contato com o corpo oxida e fica toda preta, principalmente quando está calor e transpiramos demais. Durante muitos anos eu limpei minhas pratas esfregando pasta de dente. Pasta de dente é um abrasivo, então funcionava mas dava bastante trabalho, acabava com meu esmalte e deixava embaixo das minhas unhas ardendo, além do mais o abrasivo desgasta a prata, retirando camadas superficiais.


Para limpar a prata, é preciso um recipiente, papel alumínio, sal, água quente e um pedaço de papel toalha ou tecido. Forre o fundo do recipiente com o papel alumínio (parte brilhosa para cima), coloque o sal e a prata por cima. Depois adicione a água quente até preencher o potinho.


A ideia é simples, a prata fica preta pois está oxidada, ou seja, perdeu elétrons. Para quem já viu um pouquinho de química e reações de óxido-redução sabe que para tirar o oxido é só fazer uma reação que cause a redução na prata. Isso é possível colocando a prata e o alumínio juntos e um meio condutor entre eles para permitir a passagem livre dos elétrons do alumínio para a prata. Este meio condutor é a água com sal, bicarbonato de sódio também serve.

 
Acima a imagem da prata oxidada junto com o sal e o alumínio, nada acontece até que você adiciona a água quente. Quase que imediatamente a parte escurecida da prata muda de cor, adquirindo um tom amarelado. Deixe de molho nesta água quente por uns 5 minutos.



Depois é só esfregar a parte escura da prata com um papel macio ou tecido, a parte "suja" sai rapidinho. Olha só como fica o estado do papel depois de limpar um único brinco.


Se for preciso, repita a operação deixando a prata de molho mais alguns minutos, às vezes a camada oxidada é muito grossa e conseguimos reduzir somente a superficial. Meus brincos pretos precisaram de somente um banho e uma esfregada para ficarem limpinhos.


E tem gente que ainda fala que química só serve para fazer o bolo crescer... eu não gosto muito de química e estudá-la para mim sempre foi bem chato, mas admito sua utilidade, ainda mais para uma pessoa que gosta tanto de cosméticos como eu.

2 comentários:

  1. Legal, vou tentar fazer dessa forma, também limpava prata com pasta de dente ou batom velho, mas acho que dessa forma que você mostrou faz menos sujeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batom eu nunca tentei, mas pasta de dente usei durante muitos anos! Assim faz bem menos sujeira mesmo e não deixa os dedos ardendo, depois me fala se deu certo.

      Excluir