segunda-feira, 30 de março de 2015

Astronomy Picture of the Week: Um Eclipse Duplo do Sol


A minha vontade é de compartilhar todas as imagens do Astronomy Picture of the Day, mas escolho só a minha favorita da semana. Para essa escolhi uma imagem perfeita da Estação Espacial Internacional passando em frente ao Sol no momento do último eclipse solar.


Para ver texto e imagem originais, clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
"O Sol pode ser eclipsado duas vezes ao mesmo tempo? A última sexta foi notável porque parte da Terra foi tocada por um raro eclipse total do Sol. Mas também na sexta, da única região da Terra que viu parte do Sol eclipsado, um segundo objeto apareceu simultaneamente na frente do Sol: a Estação Espacial Internacional. Apesar de eclipses da Estação Espacial serem muito rápidos, neste caso somente 0,6 segundos, eles não são raros. Capturar esta imagem composta exigiu muito planejamento e um pouco de sorte, pois o fotógrafo teve de se esquivar com uma série de terceiros objetos que também mantinham-se irritantemente alinhados em frente do Sol: as nuvens. A sequência sobreposta da passagem do tempo foi tirada de Fregenal de la Sierra, no sul da Espanha. O disco escuro da Lua domina toda a parte abaixo à direita, enquanto o superfície texturizada do Sol mostra alguns filamentos, e na borda, uma proeminência"

Isso é o que eu chamo de a foto tirada da maneira certa, no momento certo. E ainda com sorte, se fosse no meu caso, certamente as nuvens não iriam embora. Essa superfície com textura do Sol é obtida através de um filtro, que mostra detalhes da superfície. Infelizmente nunca viu através de um filtro desse, mas já usei muito um filtro que mostra os filamentos e proeminências na borda do Sol. É bem legal imaginar que essas coisas pequenininhas são maiores do que várias Terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário