segunda-feira, 23 de março de 2015

Astronomy Picture of the Week: Terra Durante um Eclipse Total do Sol

Essa foi uma das semanas tensas de escolher uma das imagens do Astronomy Picture of the Day. Fiquei em dúvida entre uma imagem da Nebulosa de Órion composta com imagens no visível e no H-alpha, outra imagem da Grande Frigideira, algumas estrelas que pertencem à Ursa Maior e uma imagem do Eclipse que aconteceu na sexta-feira passada. No fim acabei escolhendo uma imagem de um eclipse que ocorreu em 2006, mostrando uma perspectiva diferente, a visão de uma pessoa na Estação Espacial Internacional.

Para ver texto e imagem originais, clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
"Como a Terra fica durante um eclipse solar total? Ela fica escura na região onde as pessoas veem o eclipse, porque é onde a sombra da Lua cai. A mancha escura é disparada na direção da Terra, percorrendo a superfície em uma velocidade próxima de 2 mil quilômetros por hora, escurecendo os locais no seu caminho somente alguns minutos antes de seguir em frente. A imagem mostra a Terra durante o eclipse solar total de março de 2006, como foi visto da Estação Espacial Internacional. Na sexta (essa que passou), a Lua se moverá na frente do Sol mais uma vez, arremessando outra sombra circular distorcida, dessa vez, irá atingir parte do do norte do Oceano Atlântico."

Eu já mostrei uma foto de eclipse parcial, mas total é muito mais legal!! Ainda mais na Noruega, um dos lugares do mundo onde eu moraria com o maior gosto. Estou simplesmente babando em todas as imagens que apareceram neste fim de semana, e creio que outras aparecerão no APOD.

Segue abaixo um vídeo explicando os eclipses, é rapidinho e bem instrutivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário