sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Gordice: Batata Mediterrânea

Provei uma batata deste tipo em um restaurante na Liberdade, logo em frente a saída do metrô da pracinha. Eu não posso comer qualquer coisa que venha do mar, então normalmente evito restaurantes japoneses. Mas esse tem comida chinesa, japonesa e brasileira. Tem um frango com laranja e essa batata que fazem a minha alegria! O frango eu ainda não tentei fazer, mas as tentativas de fazer a batata foram promissoras, então vou postar aqui.




Ingredientes:
Batatas
Azeite
Sal
Temperos

No meu caso usei como tempero alho, salsa, cebolinha, manjericão, orégano e alecrim. Deixe tudo já separado em um potinho, na hora de adicioná-los vai tudo de uma vez.






Corte as batatas em palitos gordinhos, não podem ser finos e nem compridos demais. A quantidade de batata tem de caber em uma panela com folga, de preferência antiaderente. Isso facilita muito na hora de deixá-las douradas.



Coloque água na panela para ferver, quando começar a fervura, adicione as batatas e deixe por 5 minutos. Escorra as batatas e lave-as com água fria. 




Em fogo médio, coloque as batatas na panela e adicione algumas colheres de azeite, uma colher para cada batata média/grande é o suficiente. Vá mexendo as batatas de tempos em tempos, até que todas fiquem douradinhas como na foto e suma todo o azeite do fundo da panela.




Quando estiverem bem douradas e sequinhas, adicione os temperos e mexa até misturar bem e tudo ficar grudado nas batatas. Nessa hora sobe um cheiro delicioso!



Tente esperar as batatas esfriarem um pouquinho antes de comer, é difícil, mas assim elas ficam mais crocantinhas e gostosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário