quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DIY: Touca de Banguela (Toothless)

Nem sei se posso chamar esse post de um Do it yourself, afinal vim mais uma vez mostrar minha incapacidade de fotografar enquanto realizo trabalhos manuais. Juro que tentei, até que começou bem, mas no fim estraguei tudo mais uma vez. Ainda assim tentarei explicar como é que fiz!





Materiais:
Pelúcia preta
Feltro amarelo brilhante, preto e branco
Giz de alfaiate
Tesoura
Máquina de Costura
Linha preta
Alfinetes
Cola quente

O meu maior problema em tentar explicar aos outros como fazer as coisas, é que eu não tenho moldes. Eu simplesmente penso em minha cabeça e esboço algo em algum papel que já usei como rascunho, e depois conforme eu vou costurando, vou moldando o tamanho. 
  


A primeira coisa que fiz foi tentar desenhar o molde das partes do chapéu usando como base este aqui e este tutorial de chapéu. A única adaptação é enfiar orelhas e outras coisas entre as duas metades da touca.

Com o esboço dos moldes em papel, eu os passei para a pelúcia com um giz de alfaiate e cortei, A forma aproximada que consegui foram as mostradas abaixo:



Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 4 gomos para a touca, 2 partes das não sei como chama isso anteninhas, 2 partes para também não sei como chama isso a parte que fica abaixo das orelhas,  2 partes para as orelhas, 1 parte para fazer a barra da touca, a que fica em contato com a testa:



Uma vez tudo cortado, costurei as orelhas, as anteninhas e as coisas que ficam abaixo da orelha individualmente e ao avesso, usei um lápis para ajudar a virar tudo ao contrário




Até aqui tive sucesso em fotografar o passo a passo. Agora esqueçam fotos, eu sentei na máquina e me bateu o desespero de ver tudo pronto e rápido! Então vou escrever o que fiz aqui, no passo a passo:

  • Costurei dois a dois os gominhos da touca, formando as duas metades. Antes de juntá-las para formar o chapéu prendi com alfinete as demais partes onde iria a costura, as anteninhas próximas ao topo, na sequência as orelhas e só por último a parte de baixo;

  • Depois costurei as metades da touca junto com as demais peças, aí só fica faltando o digamos "cós" da touca. Aí é só dobrar essa peça no meio e prender embaixo;

  • Depois desenhei os olhinhos, e colei tudo com cola quente.
Bom, agora é usar muiiiito a imaginação para tentar imaginar como fazer tudo o que eu falei. Um dia aprendo a escrever tutoriais de DIY, ou simplesmente desisto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário