segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Astronomy Picture of the Week:

Minha vontade é de compartilhar todas as imagens do Astronomy Picture of the Day, mas escolho só uma favorita para cada semana. Para essa escolhi essa bela imagem do eclipse parcial do Sol que aconteceu no dia 23 de Outubro, mostrando mais uma vez as dimensões da gigante região ativa AR2192 que mostrei na semana passada.

Para ver texto e imagens originais clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
"Uma Lua Nova juntou-se ao gigante grupo de manchas solares AR2192  para escurecer o brilhante disco solar na quinta-feira (23 de Outubro). Visível da maior parte da América do Norte, a grande silhueta da Lua é capturada neste clique próximo do máximo do eclipse, de Santa Cruz, Califórnia. Tendo cerca do tamanho de Júpiter, a notável AR2192 escurece uma fração notável do Sol, próximo do centro e abaixo do limbo Lunar. Como o grupo de manchas solares gira lentamente através do Sol e ficará fora de nossa vista nos próximos dias, é difícil de prever sua atividade. Mas o próximo eclipse solar é fácil de prever. O próximo sera um eclipse solar total e em 20 de março de 2015."

Eclipses são sensacionais! Eu tenho lembrança nítida do eclipse de 1994 quando minha mãe foi me buscar na escolinha para ver e também do de 2001. Depois disso não tivemos mais a sorte de ver um eclipse aqui do Sudeste do Brasil.  E não teremos essa sorte ainda por um bom tempo, o próximo eclipse solar total a ser visível do Brasil será em 2045. O lugar mais próximo para ver um eclipse solar total aqui por perto é em 2019, visível da Argentina e do Chile. Espero que até lá eu consiga juntar dinheiro pra viajar até lá e observar!!

Tentei colocar um vídeo aqui sobre eclipses, mas o anexador de vídeos do blogger não colaborou, quem quiser ver, só clicar aqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário