quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Gambiarra: Reformando a maleta de maquiagem

Esse post vai ficar gigante, mas como foi uma das melhores reformas que já fiz na minha vida, aqui vai!.Tenho essa maleta de maquiagem desde 2007. Na época eu guardava todas as minhas coisas (que nem era tanta coisa assim) em uma bolsinha e nem preciso dizer que era uma bagunça, sempre quebrava sombra preta e espalhava por tudo. Fiquei feliz da vida quando ganhei a dita cuja e podia arrumar tudo bonitinho.

Minha maleta atualmente

Mas infelizmente, com todos esses anos de abre e fecha, a maleta foi quebrando em alguns pedaços, além de ter sujado toda por conta dos pozinhos de maquiagem, mesmo colocando um fundo de TNT nela, essa era a situação dela antes da reforma.




Tudo quebrado, estraçalhado e sujo, muito sujo. Para a reforma da maleta eu usei:
  • pistola de cola quente
  • refil de cola quente
  • fita isolante
  • um tubo de cola branca
  • retalhos de tecido
  • água
  • pincel
  • um cartão velho




Comecei o trabalho com cola quente, com muiita cola eu coloquei no lugar todas as laterais da caixa que haviam caído. Mas como minha experiência com gambiarras diz que somente cola nunca é o suficiente para reparar coisas que são usadas com frequência, dei uma boa reforçada dando voltas com a fita isolante em cada compartimento móvel. Foram três faixas mais as laterais para cada um deles.








Agora que a parte estrutural está firme novamente, vem a maquiagem, para deixar a maleta um pouco mais simpática. Para isso comprei retalhos de tecido, normalmente sobra restinhos em lojas de artesanato e eles vendem por trocadinhos. No meu caso comprei três retalhos com estampa preta e branca, pagando R$3,00 por cada um deles.Antes de grudar os retalhos, cortei de acordo com as medidas de cada compartimento, assim fica mais fácil de colar e também evita desperdício




Uma vez que os retalhos estavam do tamanho certo, resta colar. Sempre faça um compartimento por vez, se não a cola seca e você perde material. Passei cola branca em todo o compartimento com um pincel de cabelo, que era o que tinha em casa, caprichando nos cantinhos e colei os retalhos. Para esticá-los bem, é legal usar um cartão velho, passando-o como um rodo por cima do tecido, assim somem todas as bolhas.







A reforma poderia já acabar por aqui, mas resolvi dar uma mãozinha no quesito sujeira. O forro anterior sujava demais, por ser uma espécie de camurça. Para evitar que fique tão sujo novamente, impermeabilizei o tecido. Fiz uma mistura de cola branca e água e passei duas mãos em cima de todo o tecido que acabei de colar. Depois disso deixei secando por um dia inteiro. Agora o tecido fica bem mais liso e fácil de limpar.

E o resultado final foi:



Fiquei muito, muito feliz com essa reforma, eu estava tão irritada com a maleta anteriormente, que até cheguei a pensar beeem de leve em jogá-la fora. Felizmente sempre que as coisas quebram e me irritam, eu também penso que posso tentar arrumar sozinha com alguma gambiarra, economizar dinheiro e ainda aprender algo novo. ^.^



Nenhum comentário:

Postar um comentário