terça-feira, 16 de setembro de 2014

Astronomy Picture of the Week: Um Cupcake de Aurora com cobertura de Via Láctea

Com um dia de atraso por conta da semana da pátria aqui na USP, posto a imagem da semana tirada da página Astronomy Picture of the Day. Auroras sempre me fascinam, então acabei escolhendo essa imagem, ainda mais com esse título tão criativo!

Para ver imagem e textos originais, clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
"Esse céu parecia delicioso. O duplo oval de auroras foi capturado acima das luzes da cidade de Östersund, Suécia, na última semana. Como ilustrado acima, os ovais verdes ocorrem mais próximos do chão do que os raios de aurora violeta acima, fazendo com que a figura se pareça um pouco com um cupcake. Acima de tudo, distante, a faixa central da nossa Via Láctea se inclina para baixo a partir do canto superior esquerdo. As auroras são causadas pelo nosso Sol, que ejetou nuvens de plasma no Sistema Solar alguns dias antes. As partículas ionizadas subsequentemente impactaram a magnetosfera da Terra. Auroras podem continuar aparecendo essa semana já que um grupo de manchas solares ativas apareceram alguns dias atrás."

A descrição da imagem é bem legal, mas no fim acho que fica um pouco vaga para quem não compreende o mecanismo que produz as auroras. Para tentar deixar um pouquinho mais claro, aconselho que vejam esse vídeo produzido pelo Departamento de Física da Universidade de Oslo, Noruega. Está em inglês, mas acho que dá para tentar entender pelas imagens.


Espero um dia conseguir ir até as altas latitudes dos países nórdicos para tentar ver as auroras e curtir os festivais de metal por lá! *__*




Nenhum comentário:

Postar um comentário