segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Astronomy Picture of the Week: Saturno no Equinócio.

Minha vontade é de compartilhar todas as imagens do Astronomy Picture of the Day, mas escolho só uma por semana. Para essa semana escolhi uma que tem a ver com o equinócio de primavera (de outono para quem é do hemisfério norte), que ocorreu nessa última semana. Mas esse equinócio não é da Terra e sim de Saturno! Equinócio é a ocasião em que ambos os hemisférios de um planeta recebem a mesma quantidade de luz. Abaixo colocarei um vídeo tentando explicar o fenômeno é mais fácil do que usar palavras.

Para ver texto e imagem originais, clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
"Como seria Saturno se o plano dos anéis apontasse direto para o Sol? Antes de Agosto de 2009 ninguém sabia. A cada 15 anos, quando visto da Terra, os anéis de Saturno apontam em nossa direção e parecem desaparecer. O desaparecimento dos anéis não é mais um mistério, nós sabemos que os anéis de Saturno são bem finos e a Terra está tão próxima do Sol que quando os anéis de Saturno ficam de lado para ele, também estão de lado para a Terra. Felizmente, nesse terceiro milênio, a humanidade é avançada o suficiente para ter uma sonda espacial que pode ver os anéis de lado durante o equinócio. Em Agosto de 2009, a sonda espacial orbital de Saturno, Cassini, tirou uma série de imagens sem precedentes dos anéis de Saturno durante o equinócio. Uma composição digital de 75 dessas imagens é mostrada acima. Os anéis parecem estranhamente escuros e uma estreita sombra forma uma linha no topo da nuvens de Saturno. Objetos que estão fora do plano do anel são brilhantemente iluminados, produzindo longas sombras. A análise dessas imagens está ajudando a humanidade a entender o tamanho específico das partículas dos anéis de Saturno e a a dinâmica do movimento orbital. Essa semana, a Terra passará por um equinócio."

Eu gostei de ver essa imagem e lembrar: em 2009 eu já trabalhava no observatório e vi semana após semana a mudança na espessura dos anéis de Saturno. Durante um bom período ele parecia um pirulito com dois palitos, pra quem nunca viu Saturno em um telescópio, aqui vai uma imagem do Alan Friedman. Nela está o registro de seis anos de imagens de Saturno, onde a primeira é a nossa visão lateral do planeta. Vejam como é fino, os anéis possuem um pouco mais de 1km de extensão, o que é bem pequeno comparado com dimensões planetárias! 


Para quem quiser aprender mais um pouquinho sobre os equinócios, solstícios e estações do ano, segue um vídeo. Os dois primeiros minutos já serve para aprender o básico:


Eu gosto desse período de primavera por conta das flores e só! O triste é que junto vem o calor... =/


Nenhum comentário:

Postar um comentário