segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Astronomy Picture of the Week: Ondas de Luminescência Atmosférica sobre o Tibete

A minha vontade é compartilhar todas as imagens do Astronomy Picture of the Day, mas vou escolher só a minha favorita da semana. Pra essa semana escolhi essa curiosa imagem:

 Para ver imagem e texto originais, clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
" Por que o céu se parece com um alvo gigante? Após uma gigante tempestade sobre Bangladesh em Abril, círculos gigantes e ondulantes de ar brilhante apareceram sobre o Tibete, China, como a figura acima. O padrão incomum é criado por ondas atmosféricas, ondas com pressões de ar alternadas que podem crescer com a altitude conforme o ar as dilui, neste caso cerca de 90 quilômetros de altura. Diferente das auroras, formadas pela colisão de partículas carregadas com a atmosfera e vista em altas latitudes, a luminescência atmosférica é devida à quimiluminescência, a produção de luz em uma reação química. Tipicamente vista próxima do horizonte, a luminescência atmosférica mantém o céu noturno longe de ficar completamente escuro."

Eu acho muito interessante esses fenômenos atmosféricos raros, eu até hoje só consegui ver arco-íris e halos (aqueles círculos coloridos em torno da Lua ou do Sol). Conforme esses fenômenos forem aparecendo no Astronomy Picture of the Day (e são muiitos) eu passo por aqui para mostrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário