segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Astronomy Picture of the Week: Messier 20 e 21

A minha vontade é compartilhar todas as imagens do Astronomy Picture of the Day, mas vou escolher só a minha favorita da semana. Pra essa semana escolhi uma imagem de Messier 20 e 21:


Para ver imagem e explicação originais, clique aqui.


Tradução porca feita por mim:
"A bela Nebulosa Trífida, também conhecida como Messier 20, é fácil de se encontrar com um pequeno telescópio na constelação de Sagitário, rica em nebulosas. Distante cerca de 5mil anos luz, o colorido contraste cósmico divide a bela imagem com o aglomerado aberto de estrelas Messier 21, distante aproximadamente 1 grau nesse campo de visão (acima à direita), Dividida por faixas de poeira, a própria Trífida tem cerca de 40 anos luz de extensão e meros 300 mil anos de idade. Isso faz dela uma das mais jovens regiões de formação de estrelas  no nosso céu, com estrelas recém nascidas e embrionárias embebidas nas nuvens de gás e poeira natal. Estimativas da distância do aglomerado aberto M21 são similares à do M20, mas apesar de elas dividirem essa maravilhosa imagem telescópica, não há conecção aparente entre as duas. De fato, as estrelas de M21 são muito mais velhas, cerca de 8 milhões de anos."

Nebulosas são grandes grandes nuvens formadas por hidrogênio e poeira, podem ser regiões de formação de novas estrelas, como no caso de Trífida, ou resultado da morte de uma estrela. Por isso podem ser consideradas com berço e mortalhas estelares. Trífida é uma das nebulosas que eu mais gosto, é possível vê-la mesmo no céu daqui de São Carlos, rico em poluição luminosa. Obviamente não vemos a explosão de cores dessa imagem, mais ainda assim gosto de observá-la.

Já os aglomerados de estrelas são regiões do céu, que como o próprio nome diz, tem estrelas aglomeradas. Há os aglomerados do tipo aberto como o da foto e os aglomerados globulares, que deixo para uma próxima vez. Normalmente as estrelas de um aglomerado são formadas em uma mesma nebulosa, por isso ficam juntinhas em uma mesma região. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário