segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Astronomy Picture of the Week: 62km acima do Cometa Churyumov-Gersimenko.

Minha vontade é compartilhar todas as imagens do Astronomy Picture of the Day, mas escolhi somente a minha favorita da semana, uma imagem real de um cometa ao qual foi enviado uma sonda.

Para ver imagem e texto originais, clique aqui.

Tradução porca feita por mim:
"A sonda espacial Rosetta continua a se aproximar, circular e mapear o Cometa Churyumov-Gersimenko. Atravessando o Sistema Solar interior por dez anos para atingir a proximidade do cometa mês passado, a sonda robótica continua a fotografar o incomum núcleo de dois lóbulos do cometa. A imagem reconstruída, tirada cerca de dez dias atrás, indica o quão escuro é o núcleo do cometa. Em média, a superfície do cometa reflete somente cerca de quatro porcento da luz visível que incide sobre ele, fazendo-o escuro como carvão. O cometa 67P/Churyumov-Gersimenko tem cerca de quatro quilômetros de extensão e a gravidade em sua superfície é tão baixa que um astronauta poderia pular para fora dele. Em cerca de dois meses, Rosetta está programada para lançar a primeira sonda a tentar um pouso controlado em um núcleo de cometa."


Eu nem tenho muito o que falar sobre essa missão da Agência Espacial Europeia, li bem pouco sobre ela, na verdade meu interesse por astronáutica não é tããão grande. De qualquer forma eu escolhi essa imagem pela quantidade de detalhes que ela mostra. Impressionante ver um cometa tão de perto e ver que em outros corpos do Sistema Solar é possível observar estruturas tão próximas às que encontramos aqui na Terra, afinal, todos tivemos a mesma origem. Esses detalhes me fascinam e espero que quando resultados dessa missão forem divulgados eu me empolgue mais em estudá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário